Prefeitura de Cabo Frio flagra despejo irregular de resíduos no Mercado do Peixe

Prefeitura de Cabo Frio flagra despejo irregular de resíduos no Mercado do Peixe

Ação conjunta das secretarias de Agricultura e Pesca e de Meio Ambiente reforça fiscalização contra práticas irregulares no transporte de pescado

A Prefeitura de Cabo Frio realizou, na última semana, uma nova operação de fiscalização no entorno do Mercado de Peixe. Durante a ação, um caminhão foi flagrado despejando irregularmente água de degelo, utilizada no transporte de pescado. O responsável pelo veículo será autuado pela infração ambiental, que também configura violação às normas sanitárias e de trânsito.

A operação foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Clima e Saneamento, com apoio da Guarda Marítima e Ambiental.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, destacou que o trabalho conjunto das secretarias busca coibir práticas inadequadas e garantir o ordenamento no uso do espaço.

“Estamos acompanhando de perto a situação no Mercado do Peixe para garantir não só a organização, mas também a segurança alimentar e a valorização da atividade pesqueira. Esse trabalho envolve a aplicação de normas sanitárias para manuseio e conservação, a regulamentação da entrada e saída de produtos, a gestão do fluxo de pessoas e veículos, e o tratamento adequado de resíduos. O ordenamento protege o consumidor de contaminações e garante que o pescado chegue de forma segura e qualificada aos consumidores, ao mesmo tempo, em que promove melhores condições de trabalho e de negócios para os pescadores e comerciantes”, explicou.

Os resíduos líquidos provenientes da água de degelo ou da lavagem dos caminhões que transportam pescado devem ser destinados corretamente à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O transporte e o descarte adequado garantem que esses efluentes passem pelo tratamento necessário antes de seu retorno ao meio ambiente, evitando contaminações e contribuindo para a preservação da qualidade da água e da vida marinha.

A operação deu continuidade às ações de fiscalização realizadas rotineiramente no espaço. A população pode colaborar com o trabalho por meio dos canais oficiais de denúncia disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Saneamento: telefone (22) 3199-1313, e-mail meioambiente@cabofrio.rj.gov.br, ou pelo número 153 da Guarda Civil Municipal.

https://noticias.cabofrio.rj.gov.br/prefeitura-de-cabo-frio-flagra-despejo-irregular-de-residuos-no-mercado-do-peixe/

Leonardo Soares - 14 de outubro de 2025