Maior Chefe do Comando vermelho na Região dos Lagos é beneficiado por habeas Corpus
Wagner Teixeira Carlos o Bigode da Favela Do Lixo, foi beneficiário de um dos habeas corpus do desembargador Cairo Ítalo que foi afastado pelo CNJ há duas semanas por suspeita de favorecer traficantes do Comando Vermelho e do Complexo de Israel no Rio de Janeiro.
Maior chefe do comando vermelho na Região dos Lagos, Wagner Teixeira Carlos o Bigode da Favela Do Lixo, foi beneficiário de um dos habeas corpus do desembargador Cairo Ítalo que foi afastado pelo CNJ há duas semanas por suspeita de favorecer traficantes do Comando Vermelho e do Complexo de Israel no Rio de Janeiro.
Wagner está preso há cerca de 15 anos, atualmente no presídio Bangu 3, que é conhecido por abrigar as maiores lideranças do comando vermelho no Rio de Janeiro. Em abril de 2025 após a prisão em flagrante de um narcotraficante da Favela Do Lixo a polícia civil passou o investigar BIGODE por continuar liderando as operações do comando vermelho na Favela Do Lixo e na região dos Lagos de dentro da cadeia, vindo a ser preso por esses fatos pelo juízo de Cabo Frio.
Por volta de julho de 2025 o desembargador Cairo Ítalo concedeu liminar de habeas corpus para soltar o narcotraficante.
Segundo o jornal O Globo, O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, na manhã de 29/09/2025, uma fiscalização administrativa no gabinete do desembargador Cairo Ítalo, da 5ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, e afastou o magistrado de suas funções.
A decisão está sob sigilo, mas foi confirmada pelo Globo. A ação foi autorizada pela corregedoria do CNJ e faz parte de um procedimento que busca esclarecer possíveis irregularidades na atuação do desembargador.
A inspeção ocorreu no contexto de uma investigação que apura suspeitas de que o magistrado teria beneficiado integrantes das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Povo de Israel em decisões judiciais.
Apesar desta soltura do Bigode da Favela do Lixo, ele permaneceu preso cumprindo pena por outros crimes, e o Ministério Público de Iguaba e de Cabo Frio compartilharam informações novas obtidas em setembro identificando conversas telefônicas de Wagner com uma mulher presa em Iguaba em maio deste ano enquanto transportava drogas e armamento para a Favela do Lixo em Cabo Frio, ficando comprovado que bigode utiliza telefone de dentro do sistema prisional para se comunicar com seus faccionados do Comando vermelho, mantendo-se na liderança dq facção apesar de preso há 15 anos; o que levou o juízo de Cabo Frio a expedir um novo mandado de prisão contra Wagner.
Jovem TV - 15 de outubro de 2025